Outubro é o Mês Nacional da Cibersegurança

Em um esforço de colaboração entre o governo e o setor de cibersegurança, outubro foi instituído como Mês de Conscientização Nacional sobre Cibersegurança (NCSAM). Esse mês voltado à orientação ajuda empresas e pessoas a se conscientizarem sobre a proteção online. Já que criminosos, hackers e outros agentes do mal desenvolvem continuamente ataques para ter acesso a sistemas e dados, é preciso aprender as melhores formas de se defender.

Se você tem dúvidas sobre como melhorar a sua cibersegurança, quais práticas online devem ser evitadas e quer conhecer as melhores práticas para a segurança na internet, consulte o site do NCSAM, onde você encontra muitas sugestões. Apresentaremos a seguir algumas das recomendações que estão lá.

Assuma a responsabilidade. Proporcione segurança. Proteja.

As principais mensagens para este ano são: assumir a responsabilidade pelo sistema que usamos e pelos dados que compartilhamos, dar segurança a esses aplicativos e informações e conscientizar-se em relação às ameaças para poder se proteger. O NCSAM é voltado para diversas áreas, como privacidade dos cidadãos, dispositivos e comércio eletrônico.

Assuma a responsabilidade pela cibersegurança

Para quem se preocupa com privacidade online, mídias sociais, dispositivos da Internet das Coisas ou outra questão, “assumir a responsabilidade” é manter a segurança dos dados:

  • Compreenda o seu perfil digital. A digitalização traz oportunidades de inovação e modernização, mas também apresenta oportunidades para ameaças à cibersegurança. Entender as pessoas, os dispositivos, os aplicativos e os dados é o primeiro passo para um plano eficaz para manter a segurança da sua organização.
  • Proporcione segurança à sua rede. Ao adicionar dispositivos da IoT, como um dispositivo vestível ou uma impressora sem fio, certifique-se de que a conexão à rede seja segura.
  • Atualize as suas configurações de privacidade. Ao usar mídias sociais, tenha certeza de que você sabe quem pode visualizar as suas postagens e lembre-se: na internet, não existe o botão de excluir.

Proteja para ter cibersegurança

Hoje, mais do que nunca, é importante estar ciente das abordagens mais comuns de hackeamento, como phishing, principalmente se você realiza compras online:

  • Habilite a autenticação multifatorial em todas as suas contas. Implemente a segurança em camadas das contas online para proteger as informações contra ataques. Acrescente uma ou duas etapas extras, além da senha de login, para verificar a sua identidade.
  • Conscientize-se sobre os ataques de phishing. E-mails e sites mal-intencionados são usados para infectar a sua máquina com malware. Tome cuidado com os seus cliques, principalmente se informações sensíveis forem solicitadas.
  • Identifique riscos de e-skimming. Um malware que rouba dados de clientes e números de cartão de crédito pode ser introduzido nos seus sistemas de pagamento de comércio eletrônico.

Proporcione cibersegurança

Informe-se sobre bots nas mídias sociais, roubo e golpes e aprenda a proteger a sua casa digital:

  • Tome cuidado ao compartilhar as suas informações nas mídias sociais. Bots de mídias sociais, criados para mensagens e outros aplicativos, são usados em plataformas como o Facebook e o Twitter. É fato conhecido que esses bots podem ser criados por pessoas mal-intencionadas. Portanto, tome cuidado em relação às informações que compartilha com eles.
  • Mantenha todos os softwares atualizados. Atualize os softwares regularmente. As atualizações, importantes principalmente para sistemas operacionais como o Windows e aplicativos como o MS Office, oferecem patches e correções críticas que protegem contra os hackers.
  • Tome cuidado em relação aos aplicativos que você instala no celular. Instale somente aplicativos de marcas confiáveis e de lojas de aplicativos de boa reputação, como a do Google ou da Apple.

Evidentemente, essa recomendação é só o primeiro passo que você deve dar para se proteger online.

Nós da HID Global sabemos que a proteção é muito importante para as empresas. Desde a autenticação multifatorial avançada até o gerenciamento de todo o ciclo de vida da identidade e do acesso, veja como as nossas soluções protegem todo um ecossistema de usuários, dados e dispositivos conectados.

Receba os blogs sobre gerenciamento de acesso e identidade diretamente em sua caixa de entrada.

John MacInnis é gerente de marketing de produtos para a área de soluções de gerenciamento de identidade e acesso (IAMS). Tem experiência em cibersegurança e ocupou cargos de marketing, gerenciamento de produtos e marketing técnico nas empresas Philips Healthcare, Cisco, Intel e Phoenix Technologies.